Recursos liberados pelo deputado Cirone Deiró garantem transporte de calcário para atender os agricultores de Machadinho do Oeste

Recursos liberados pelo deputado Cirone Deiró garantem transporte de calcário para atender os agricultores de Machadinho do Oeste



Porto Velho, RO - A destinação de recursos para a Secretaria Municipal de Agricultura do município de Machadinho do Oeste vai permitir a contratação de serviços de transporte de calcário para atender os agricultores do município. A iniciativa busca contribuir com as ações que estão sendo desenvolvidas pela administração municipal em prol do desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar. Com mais de 40 mil habitantes o município de Machadinho do Oeste se destaca pelo seu grande potencial na produção agrícola. Inicialmente o deputado Cirone Deiró (PODE) liberou R$ 100 mil reais por meio de emenda parlamentar para atender a demanda dos agricultores.

Segundo a secretária municipal de agricultura de Machadinho do Oeste, Karoline Couto, a intensa exploração agrícola do início da colonização com pouca ou nenhuma reposição de nutrientes e baixo uso de práticas do manejo cultural tem exigido dos agricultores a prática de recuperação do solo com uso do calcário. Karoline explicou ainda que o material é extraído da Usina de Calcário no município de Espigão do Oeste, mantida pela Companhia de Mineração de Rondônia - CMR. “Uma distância de cerca de 500 quilômetros que onera o transporte desse importante insumo para os pequenos agricultores do município”, disse.

Karoline Couto afirmou que nos últimos anos, a produção agrícola local tem passado por transformações e os agricultores sentiram a necessidade de adotar práticas recomendas pelos técnicos da secretaria municipal de agricultura e da Emater para melhorar a produtividade e assegurar a geração de emprego e renda. “É perceptível a melhoria na produção agrícola nas áreas que estamos conseguindo fazer a recuperação com o uso orientado do calcário”, justificou.

A secretária de agricultura Karoline Couto fez questão de reconhecer o trabalho do deputado Cirone Deiró em prol do desenvolvimento da agricultura rondoniense. Segundo a secretária, o deputado tem se mostrado muito comprometido com o desenvolvimento dos municípios, a partir do fortalecimento da agricultura. “Ter o município de Machadinho do Oeste incluído nas ações prioritárias do deputado Cirone demonstra que ele colocou em primeiro lugar o agricultor e sua família. Somos gratos pela sua dedicação e seu compromisso com os agricultores, especialmente os agricultores de Machadinho do Oeste”, concluiu.

Para o secretário de fazenda do município, Reginaldo de Lima os investimentos na agricultura local fortalecem toda a cadeia produtiva local e contribui com a geração de emprego e renda. O agricultor Edilson Moraes de Oliveira disse que a liberação dos recursos pelo deputado Cirone Deiró para garantir o transporte do calcário atende uma antiga reivindicação dos agricultores. “A recuperação do solo com o uso do calcário vai corrigir a deficiência do solo e aumentar a produção rural, especialmente para quem atua na cafeicultura”, reconheceu.

O deputado Cirone Deiró que já liberou mais de R$ 2,5 milhões para atender as associações de agricultores em todas as regiões do estado reafirmou seu compromisso com a geração de emprego e renda no campo e na cidade. “A agricultura familiar integra um importante pilar do desenvolvimento dos municípios rondonienses. Percebemos essa importância no período da safra e comercialização dos produtos agrícolas, com o aumento das vendas no comércio nesse período”, justificou.
Postagem Anterior Próxima Postagem