Idep inicia aulas de formação profissionalizante para reeducandos matriculados no Pronatec Prisional

Idep inicia aulas de formação profissionalizante para reeducandos matriculados no Pronatec Prisional



Durante as aulas inaugurais foram entregues materiais didáticos, EPIs, apostilas e insumos para aulas práticas

Porto Velho, RO - Com o objetivo de capacitar reeducandos para proficiência em atividades profissionais no momento pós-cumprimento de pena, o Governo de Rondônia realizou esta semana, de 5 a 8 de outubro, aulas inaugurais em unidades prisionais do Estado, por meio do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep). A ação acontece dentro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Prisional) do Ministério da Educação (MEC) e Departamento Penitenciário Nacional (Depen/MJSP, por intermédio da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).

Nessa etapa, os cursos oferecidos são de qualificação profissional com carga horária entre 160 horas e 200 horas, de produtor de olerículas em Rolim de Moura, depilador em Vilhena, horticultor orgânico em Ji-Paraná e manicure e pedicure em Ariquemes, tendo 20 alunos em cada turma.

Durante as aulas inaugurais foram entregues os materiais didáticos, equipamentos de proteção individual, apostilas e insumos para as aulas práticas. Além disso, os reeducandos foram instruídos quanto as ementas da capacitação, normativa do curso, cronograma das aulas e metas a serem alcançadas.

“Essa capacitação acontece de forma presencial, com instrutores selecionados por processo seletivo. Por meio desse conhecimento, eles terão a oportunidade de uma reinserção mais fácil ao mercado de trabalho ou para empreender o próprio negócio”, explica a coordenadora geral do Pronatec em Rondônia e diretora de Escola Técnica Estadual (Etec) do Idep, certificadora dos cursos, Sylvana Ventura.

PRONATEC PRISIONAL

O Pronatec Prisional acontece no âmbito do Programa Novos Caminhos que ajustou os procedimentos da repactuação dos saldos financeiros da iniciativa Bolsa-Formação repassados para atendimento ao Sistema Prisional.

Como instituição ofertante com saldos remanescentes, o Idep realizou a repactuação de cursos de educação profissional com abrangência em 29 unidades prisionais estaduais e federais, em 15 municípios, com 720 vagas em 16 cursos de educação profissional e dentro de sete eixos tecnológicos, conforme Mapa de Demanda homologada pela Sejus.

Os cursos possuem carga horária referenciada no Guia Pronatec de Cursos FIC e os Planos dos Cursos onde estão previstas atividades teóricas e práticas necessárias à aquisição de habilidades e competências requeridas no perfil profissional de conclusão e pelo mundo do trabalho.

O prazo para execução das ofertas é até dezembro de 2023. Para o ano de 2021, são sete turmas com cursos de qualificação profissional, em cinco municípios. Esta semana, o município de Porto Velho inicia as aulas de piscicultor, barbeiro e artesão em bordado à mão.
Postagem Anterior Próxima Postagem