Deputado Cironé Deiró elogia os produtores de café de RO e pede apoio para a cultura no Estado

Deputado Cironé Deiró elogia os produtores de café de RO e pede apoio para a cultura no Estado


Parlamentar destacou a evolução da qualidade do café rondoniense

Porto Velho, RO - O deputado Cirone Deiró (Podemos) participou da sessão, na tarde desta terça-feira (26), na Assembleia Legislativa de Rondônia onde fez uso da palavra. Ele aproveitou a ocasião para enaltecer os produtores de café em nosso Estado.

Cirone elogiou a realização do 6° Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia – Concafé, cuja a premiação aos vencedores aconteceu na última sexta-feira(22), na cidade de Cacoal. O primeiro lugar ficou o produtor Ronieli Hel, do município de Novo Horizonte do Oeste.

O Concafé é promovido pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), bem como a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater-RO) e Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron).

Para o deputado Cirone Deiró, esse concurso é uma forma de reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos cafeicultores estaduais. Ele lembrou que foram distribuídos sete prêmios e o café analisado foi o Robusta Amazônico.

“Esse café foi criado pela Embrapa, em Rondônia. Os produtores mandam as amostras e a qualidade é avaliada. Quem ganha são produtores rondonienses”, declarou.

O parlamentar lembrou que o café produzido em Rondônia alcançou um alto nível de qualidade, devido ao trabalho de pesquisa e dos agricultores.

“Em um passado recente, o café de Rondônia servia apenas para fazer café solúvel. Hoje é um café que tem qualidade e pode ser vendido no Brasil e no mundo. Peço aos deputados estaduais, a bancada federal, agências de publicidade e Governo do Estado para levarmos o nosso café ao conhecimento do mundo afora. Temos que valorizar o café produzido aqui e a agricultura familiar, que é responsável pela maior parte do café de nosso estado”, afirmou.

Cirone reforçou também a necessidade de além da melhora da qualidade do café, que seja estimulado o beneficiamento deste. “Temos que trazer indústrias para produzir em nosso estado, agregando valores ao café”, finalizou.
Postagem Anterior Próxima Postagem