Senador Marcos Rogério emite nota e diz que exonerou comissionado acusado de envolvimento com o tráfico de drogas

Senador Marcos Rogério emite nota e diz que exonerou comissionado acusado de envolvimento com o tráfico de drogas



O senador Marcos Rogério (DEM) emitiu nota na manhã desta quinta-feira 02.09 sobre o envolvimento de seu assessor parlamentar, Marcelo Guimarães Leite, num esquema de tráfico de drogas interestadual, desbaratado ontem pela Operação Alcance da Polícia Federal. Na nota, ele diz que foi surpreendido com a notícia, e que, apesar de não ter informações sobre o envolvimento do assessor em ilícitos, irá exonera-lo.

A OPERAÇÃO

Segundo a PF, Marcelo Guimarães seria membro de Uma organização criminosa, especializada no tráfico de drogas, responsável pela remessa de, ao menos uma tonelada de cocaína de Rondônia para o Ceará.

Ao todo, 102 mandados judiciais são cumpridos pelos agentes da PF, sendo que 42 deles são de prisão preventiva e outros 60 de busca e apreensão.
Os mandados de prisão são cumpridos em Porto Velho, Fortaleza (CE), Boa Vista (RR), Cacoal, Guajará-Mirim, e Santa Luzia (MG).

As investigações da Operação Alcance começaram há um ano, em agosto de 2020, após a PF identificar a quadrilha atuando em Porto Velho.
Em novembro do ano passado, o líder do grupo chegou a ser preso e, a partir disso, a PF diz ter descoberto a 'magnitude das transações'.

ATUAÇÃO

O modus operandi da quadrilha era feito da seguinte forma: na primeira, o núcleo ficava responsável na remessa de droga através de carretas para o Ceará e outro 'cuidava' da ocultação do patrimônio.

O dinheiro do tráfico era depositado em contas bancárias de interpostas pessoas e empresas, que então recebiam cerca de 3% do valor movimentado;
Uma dessas empresas investigadas nem tinha sede física e chegou a movimentar R$ 85 milhões somente em 2020;

Em 15 dias, o grupo chegou a receber R$ 1,5 milhão pelo tráfico;
Sete remessas de drogas enviadas de RO para o CE foram apreendidas, totalizando uma tonelada de cocaína;
Todo o dinheiro auferido pela quadrilha era ´lavado´ através de investimentos (compra) de postos de combustíveis, sítios, carros de luxo, e garagem de veículos.

X-9

Desde o ano passado, Marcelo era apontado por alguns deputados estaduais como x-9 de parlamentares na Assembleia Legislativa de Rondônia. Curiosamente, ele é marido de uma promotora de Justiça que investiga supostos ilícitos praticados por 19 deputados na Casa de Leis.

Um desses deputados, Marcelo Cruz, falou abertamente sobre a existência de um espião na casa, plantado com o único objetivo de investigar os parlamentares. O deputado chegou a citar Marcelo como sendo o tal araponga e que este trabalhava no Setor de Inteligência da Casa.

Na época, em seu pronunciamento, Marcelo entrou com um pedido na Superintendência de Assuntos Estratégicos da Casa e solicitou informações sobre o tal assessor. Para sua surpresa, seu xará não possuía ponto, e ninguém o conhecia no setor administrativo.

Outro que falou sobre a existência de Marcelo Guimarães como x-9 de deputados foi Jair Montes. Jair não chegou a citar nominalmente Marcelo, mas falou sobre seu envolvimento com a promotora pública e disse que o mesmo se passava por homem solteiro, para não chamar a atenção.

Jair disse ainda que Marcelo Guimarães acabou sendo exonerado, mas o irmão dele, conhecido por Samuel, o substituiu na função.

NOTA PÚBLICA

Fui surpreendido com a notícia de busca e apreensão na casa de um dos meus assessores, lotado no escritório de apoio parlamentar de Porto Velho, RO. Não tenho informações se existe ou não envolvimento na prática de algum ilícito, mas em decorrência das investigações em curso decidi exonerá-lo, aguardando maiores esclarecimentos dos fatos.

Marcos Rogério
Senador

Fonte: Oobservador

Postagem Anterior Próxima Postagem