Prefeitura de Porto Velho alcança 1º lugar em ações do Programa Saúde na Escola

Prefeitura de Porto Velho alcança 1º lugar em ações do Programa Saúde na Escola

 


Porto Velho está em primeiro lugar no percentual de cobertura das ações que integram o Programa Saúde na Escola (PSE) em relação aos demais municípios pactuados em Rondônia. O relatório parcial (janeiro a julho) foi apresentado pelo Ministério da Saúde (MS) no último mês e considera a promoção de atividades que articulem saúde e educação prevendo o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens.

Segundo as informações da coordenação do PSE, a adesão do município foi em fevereiro de 2021, com a assinatura do Termo de Compromisso Municipal para o ciclo 2021/2022 pelas secretárias municipais de Educação (Semed), Gláucia Negreiros, e de Saúde (Semusa), Eliana Pasini.

“Somos responsáveis pelo acompanhamento, monitoramento e avaliação do PSE para verificar se as 13 ações do programa estão sendo realizadas com os alunos pactuados e, posteriormente, garantir que essas ações nas escolas pactuadas sejam lançadas na Ficha de Atividade Coletiva como ação do PSE no município de Porto Velho”, detalhou Maria de Lourdes da Silva, enfermeira e que coordena o PSE junto com a psicóloga Laís Reis de Castro.



Porto Velho conta com 11 ações lançadas e validadas no sistema da estratégia e-SUS

Os dados devem ser, obrigatoriamente, lançados nos sistemas da estratégia e-SUS APS, para serem consolidados no Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (Sisab), pelas 66 escolas municipais e 23 creches pactuadas no PSE. “Ao fazermos a análise dos indicadores verificamos que dentre os 52 municípios pactuados no PSE, o município de Porto Velho conta com 11 ações lançadas e validadas no sistema da estratégia e-SUS APS com 4.037 atividades e 77.597 participantes”, registrou Maria de Lourdes.

Outro dado relevante constante no relatório é que, o estado de Rondônia tem o percentual de cobertura das ações do PSE com 11,23% de cobertura nas escolas pactuadas, considerando que 26 escolas estaduais fazem parte do pacto atendendo 17.942 alunos.

VISITA

Conforme o cronograma montado, no mês de outubro as coordenadoras municipais do PSE estarão realizando visita nas escolas pactuadas no programa que ainda não enviaram a planilha com os dados dos estudantes pactuados e o quadro com as ações do PSE realizadas para que possam fazer os lançamentos nas fichas, em atendimento às exigências do MS.



Prevenção da covid-19 é realizada nas escolas

Confira as 13 ações pactuadas no Termo de Compromisso Municipal do Programa Saúde na Escola - PSE:
I – Ações de Combate ao mosquito Aedes Aegypti;
II – Promoção das Práticas Corporais, da Atividade Física e do Lazer nas Escolas;
III – Prevenção ao uso de Álcool, Tabaco, Crack e outras Drogas;
IV – Promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos;
V – Prevenção das Violências e dos Acidentes;
VI – Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação;
VII – Promoção e Avaliação da Saúde Bucal e aplicação tópica de flúor;
VIII – Verificação da situação vacinal;
IX – Promoção da Alimentação Saudável e Prevenção da Obesidade Infantil;
X – Promoção da Saúde Auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração;
XI – Direito Sexual e reprodutivo e Prevenção das IST/AIDS;
XII – Promoção da Saúde Ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração;
XIII – Prevenção a COVID-19 nas escolas (Obrigatória).
Postagem Anterior Próxima Postagem