Governo de Rondônia entrega certificados a bombeiros militares durante formatura do curso de Nivelamento de Incêndio Florestal

Governo de Rondônia entrega certificados a bombeiros militares durante formatura do curso de Nivelamento de Incêndio Florestal



Porto Velho, RO - O Governo de Rondônia, por meio do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), promoveu nesta quarta-feira (30), no auditório do Teatro Guaporé, em Porto Velho, a solenidade de encerramento e formatura do curso de Nivelamento de Incêndio Florestal (NIC). Foi o primeiro curso nesta modalidade feito pelo CBM no Estado.

O curso contou com a participação de 62 bombeiros militares dos estados de Rondônia, Pará e Mato Grosso do Sul. A especialização foi feita por uma equipe de instrutores, composta por 34 militares da Força Nacional de Segurança Pública, do Governo Federal. Três militares rondonienses foram os primeiros colocados no curso e receberam o certificado.

Na primeira fase, iniciada em 13 de setembro, os alunos tiveram aulas de capacitação na Diretoria de Ensino da Polícia Militar, recebendo instruções de direção veicular, princípios gerais de sobrevivência, sistema de comando de incidentes, técnicas de combate a incêndios florestais, simulados, entre outros.

No dia 19 de setembro, teve início a segunda fase do curso de Nivelamento de Incêndio Florestal. Os participantes foram divididos em equipes para compor juntamente com as seis bases das brigadas da operação “Verde Rondônia”, que ocorre em 15 municípios do Estado e receberam instruções operacionais e a vivência dos incêndios florestais na Amazônia, adquirindo conhecimentos sobre como adotar as melhores práticas de combate aos incêndios.



Coronel Nivaldo agradeceu ao apoio do Governo de Rondônia e da Força Nacional na realização do curso

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, coronel Nivaldo de Azevedo Ferreira, disse que é um momento histórico para a Corporação, em enviar profissionais para cursos de capacitação e poder atuar em outros estados do país.

“Esperamos que esse conhecimento adquirido em nosso Estado sejam refletidos em melhores respostas para a população. Tudo isso que está acontecendo no Corpo de Bombeiros, é graças à gestão do governador Marcos Rocha, que pediu pela valorização dos profissionais”, pontuou Nivaldo Ferreira.

O governador Marcos Rocha destacou que o Estado tem focado em promover melhores condições aos bombeiros e parabenizou-os durante a solenidade pela escolha da carreira militar que fizeram. “São homens e mulheres que se colocam diariamente à disposição em prol da defesa da população”.

“Nossa missão enquanto Poder Executivo, será pela melhoria e avanço nas frentes de trabalho da Segurança Pública. É por isso que temos feito muito pela estruturação dos departamentos ligados a esta instituição, com equipamentos e formações aos agentes militares”, disse Marcos Rocha.

O gestor da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), José Hélio Cysneiros Pachá citou os mil dias a frente da pasta estadual, lembrando a orientação do chefe do Poder Executivo, que é resgatar direitos, aprimorar técnicas, ampliando e reformando instalações, dando dignidade ao trabalho dos militares.

“O governador Marcos Rocha tem feito muito pela Segurança Pública e agradeço a autonomia e a confiança nas decisões que temos tomado, para que juntos, possamos deixar um legado na segurança rondoniense”, finalizou Pachá.

O diretor da Força Nacional de Segurança Pública do Governo Federal, Antônio Aginaldo de Oliveira, afirmou que foi um privilégio finalizar o primeiro curso de Nivelamento de Incêndio Florestal fora de Brasília (DF). “Houve um grande esforço, com deslocamento de equipamentos, os melhores profissionais e ficamos satisfeitos com a qualidade deste curso realizado em Rondônia, pois foi um treinamento realizado com excelência e serve de exemplo para o país”.

“Foi o primeiro de muitos que serão realizados mais a frente, pois todos serão de forma itinerante por todos os estados, levando efetivo de profissionais, equipamentos para as regiões do país, treinando bombeiros, policiais civis e militares”, finalizou o diretor.
Postagem Anterior Próxima Postagem