Governo de Rondônia dá início ao Curso de Operações de Choque da Polícia Militar; aula inaugural aconteceu nesta quarta-feira, 1º

Governo de Rondônia dá início ao Curso de Operações de Choque da Polícia Militar; aula inaugural aconteceu nesta quarta-feira, 1º



Capacitação é um dos pré-requisitos para operacionalidade específica do Batalhão de Polícia de Choque

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), realizou na manhã desta quarta-feira (1), a aula inaugural do IV Curso de Operações de Choque da Polícia Militar do Estado. A cerimônia aconteceu no Teatro Guaporé e contou com a presença do secretário da Sesdec, José Hélio Cysneiros Pachá, do comandante-geral da PM, coronel Alexandre Almeida, do comandante do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), major PM Rodrigo Arivabene.

A solenidade marcou oficialmente ao início do Curso de Especialização em Operações de Choque, que terá a duração de 60 dias, com a participação de mais de 50 alunos de vários estados do Brasil. O coordenador do curso será o major PM Railinson Baumann.



Mais de 50 alunos de vários estados do país participam do curso

A capacitação é um dos pré-requisitos para operacionalidade específica do batalhão de polícia de choque e tem como objetivo a formação com foco na aptidão física e intelectual de policiais militares para o enfrentamento de situações de média e alta complexidade.

De acordo com o comandante-geral da PM, coronel Almeida, o aprimoramento técnico operacional do efetivo da PM, é necessário, principalmente em ações de operações de choque, pois a tropa de choque é empregada para conter os mais diversos tipos de manifestações. “Atualmente existe uma demanda grande de reintegração de posse, situações estas que a cada dia vem sendo necessário aprimorar técnicas do emprego do batalhão de choque”.

O secretário da Sesdec, ressalta que o Batalhão de Policiamento de Choque garante à sociedade uma resposta qualificada contra crimes, com atuação nos distúrbios civis, unidades prisionais, ações de patrulhamento tático móvel, grupo de intervenção tática ostensiva com motocicletas e o emprego de cães para repressão a roubos, tráficos de drogas, entre outros atos ilícitos. Na ocasião, Pachá contou um pouco da sua trajetória na companhia e desejou força a todos que vão fazer o curso. “Os senhores serão muito bem formados, pois a nossa corporação é reconhecida nacionalmente nos seus cursos de formação. Todos os dias vocês podem se perguntar o porquê começaram esse curso, mas lembre-se: o fracasso jamais me surpreenderá, se a minha vontade de vencer for mais forte”, concluiu.

Fonte: Secom
Postagem Anterior Próxima Postagem