Estudantes plantam mudas no Parque Jardim das Mangueiras no Dia da Árvore

Estudantes plantam mudas no Parque Jardim das Mangueiras no Dia da Árvore

Porto Velho, RO - Em homenagem ao Dia da Árvore, comemorado no dia 21 de setembro, a Prefeitura de Porto Velho realizou um plantio de mudas no Parque Jardim das Mangueiras (Skate Park). A atividade contou com a participação de alunos da Escola Municipal Antônio Ferreira da Silva e da Escola Estadual Murilo Braga.

O titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), Alexandro Miranda Pincer, explicou que o plantio de mudas em parques, praças e outros logradouros faz parte do planejamento estratégico da gestão do prefeito Hildon Chaves. “Queremos comemorar o Dia da Árvore e, ao mesmo tempo, diminuir o passivo ambiental que há na cidade de Porto Velho, tendo em vista sermos uma cidade que está na região Amazônica”, declarou.

Com relação ao envolvimento dos alunos, a ideia é promover a educação e conscientização ambiental no grupo, para que os estudantes possam levar esse conhecimento para a família, tornando-se multiplicadores. “A gente trabalha a educação ambiental de cada aluno e depois mostra na prática como se faz o plantio das mudas, os cuidados após o plantio e a importâncias das árvores para o meio ambiente”, explicou o secretário.



Titular da Sema e primeira-dama também participaram do plantio

Em junho, na Semana do Meio Ambiente, a Sema realizou um concurso de desenho, envolvendo escolas das zonas urbana e rural. Por meio dessas atividades, os estudantes aprendem sobre a política implantada pela gestão municipal, inclusive sobre reciclagem e sustentabilidade.

É PRECISO CONSCIENTIZAR

Representando o prefeito, a primeira-dama Ieda Chaves falou da necessidade de conscientizar os estudantes, para que eles entendam a importância de uma árvore. “A Prefeitura, através da Sema, vem fazendo o plantio de milhares de árvores nos últimos anos. A gente não consegue ver agora porque elas ainda estão crescendo, mas, daqui a alguns anos, vocês vão conseguir aproveitar melhor, contanto que cada um de nós façamos a nossa parte, que é cuidar das árvores”, disse.

CONTATO COM A NATUREZA



Crianças aprenderam a importância da preservação do meio ambiente

A professora Janderleia Lobo Cortez, uma das educadoras que acompanhavam duas turmas de estudantes do 5º ano da Escola Antônio Ferreira da Silva, também frisou a importância das crianças e jovens terem esse contato com a natureza: “O projeto pode ser trabalhado o ano todo e a gente recebe com muito carinho, pois é bastante proveitoso para eles. Isso faz um diferencial muito grande para escola”, destacou a professora.

Logo após a solenidade de abertura, a primeira-dama, os secretários Alexandro Miranda e Júnior Cavalcante (Sema), a vereadora Márcia Socorrista e as professoras ajudaram os alunos a plantar as mudas de ipê, cojoba e ingá, entre outras.

A ação contou com a parceria Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que distribuiu frascos de hipoclorito de sódio e ensinou as pessoas a tratarem a água dos poços. Teve ainda a parceria da Semdestur, SGG e Superintendência Municipal de Comunicação (SMC).
Postagem Anterior Próxima Postagem