Equipes do Ipem fiscalizam produtos em lojas de brinquedos durante operação em Porto Velho

Equipes do Ipem fiscalizam produtos em lojas de brinquedos durante operação em Porto Velho


Porto Velho, RO - O Governo de Rondônia, por meio do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-RO) realizou em Porto Velho, operação para coibir a venda de produtos que coloquem em risco à segurança das crianças. Os fiscais do Ipem apreenderam mini skates em loja de brinquedos da Capital.

A ação faz parte de uma operação especial de fiscalização em brinquedos em virtude da proximidade do Dia das Crianças e que estará acontecendo durante todo mês de outubro.

Os produtos foram apreendidos por não estarem em conformidade com a Portaria 563/2016 do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

“Eles não tinham informações comerciais, indicações de faixa etária ou mesmo instruções do uso de aviso de atenção. Além disso estavam sendo comercializados sem ostentar o selo de identificação da conformidade e sem endereço do fabricante”, destacou o metrologista do Ipem, Igor Argento.

De acordo com o presidente do Ipem, Aziz Rahal Neto, é fundamental que o consumidor fique atento à presença do selo do Inmetro bem como à faixa etária recomendada em cada brinquedo. “O selo do Inmetro garante que aquele produto foi testado e está de acordo com as normas exigidas, minimizando os riscos durante o uso”.

As fiscalizações do Instituto cumprem todos os requisitos de segurança contra a covid-19, com as equipes mantendo o distanciamento necessário, utilizando máscaras faciais e álcool gel.

O consumidor que encontrar, ou suspeitar de alguma irregularidade, pode informar à Ouvidoria do Ipem, pelo e-mail ouvidor@ipem.ro.gov.br ou pelo telefone 0800 647 7277.
Postagem Anterior Próxima Postagem