“Dia D” de vacinação antirrábica garantiu a imunização de cães e gatos em Porto Velho



Porto Velho, RO - Os amigos Belen Camila e Felipe Torres acordaram cedo, no último sábado (25), para garantir a vacinação da companheira Jade, uma cadela da raça pinscher de oito anos. A dupla de acadêmicos compareceu ao “Dia D” de vacinação antirrábica em Porto Velho.

“Tomamos conhecimento da vacinação ao longo da semana, mas diante da rotina não tivemos tempo de comparecer. O sábado foi um dia perfeito para garantir a saúde da Jade”, explicou Felipe Barros.

Ao longo da última semana, a vacinação antirrábica ocorreu na Divisão de Controle de Zoonoses (DCZ). Já no último sábado, a Prefeitura de Porto Velho disponibilizou 72 pontos de imunização para atender cães e gatos.

“A meta foi ter alcançado cerca de 40 mil animais domésticos somente na capital. O objetivo é criar uma barreira imunológica em cães e gatos e assim evitar que a raiva acometa esses animais e eventualmente chegue aos humanos também”, explica Thiago Martinho, gerente do DCZ.



Vacinação aconteceu em mais de 70 pontos da capital

A abertura oficial da campanha aconteceu na sede do DCZ e contou com a presença da secretária adjunta de saúde, Marilene Penati, e a primeira-dama do Município, Ieda Chaves. Juntas, elas também visitaram alguns pontos de vacinação na zona Leste da capital.

“A vacinação se mostrou a principal aliada dos humanos durante a pandemia e com os animais domésticos não é diferente. Eles também precisam estar imunes à raiva e os donos têm o dever de garantir essa proteção”, explica a secretária adjunta da saúde.

Na Escola Municipal Wadih Darwich Zacarias, no bairro Três Marias, a primeira-dama acompanhou as primeiras horas de vacinação. No local, ela pôde acompanhar o processo de registro e aplicação das doses nos animais.

“Quem tem animal de estimação sabe da paixão que desenvolvemos por cada um deles. Por isso, se atentar para a saúde do melhor amigo também é um ato de amor”, afirmou a primeira-dama.

A vacinação antirrábica segue disponível, ao longo dessa semana, na sede do Departamento de Controle de Zoonoses, localizado na Avenida Mamoré, nº 1120, bairro Cascalheira (zona leste).

Postar um comentário

0 Comentários