Coordenação de Saúde Ocupacional oferece Treinamento aos servidores municipais dos distritos



Servidores Municipais dos distritos de Porto Velho receberam treinamento com o foco na prevenção e Combate a Incêndios, Primeiros Socorros, Organização no Ambiente de Trabalho (Treinamento 5s) e Vivências para auxiliar a lidar com as emoções, principalmente no retorno às atividades após as restrições impostas com a pandemia da covid-19.

A Divisão de Acompanhamento da Saúde e Segurança do Trabalho (Diast), da Coordenação de Saúde Ocupacional (CSO) da Secretaria Municipal de Administração (Semad), está realizando o treinamento.

“Este tipo de treinamento é uma regulamentação do Ministério do Trabalho. A equipe da Semad, com o apoio do Secretário Alexey Cunha, fica responsável por todo o direcionamento, fazemos este trabalho preventivo para acompanhar nossos servidores e garantir que eles retornem ao trabalho e atendam a população da melhor forma possível”, explicou a secretária-adjunta da Semad, Ana Cláudia Geraldes Magalhães.

De acordo com Clarissa Soares, psicóloga, aproximadamente 800 servidores dos distritos de Rio Pardo, Jaci-Paraná, Nova Mutum Paraná, Nova Califórnia, Extrema e Vista Alegre do Abunã já realizaram o treinamento. Em breve, os servidores dos distritos de Abunã, Fortaleza do Abunã e Vila da Penha também receberão o treinamento.
“É extremamente importante o treinamento dos servidores, pois nesse momento eles conhecem e aprendem a manusear os extintores e na parte dos primeiros socorros, os servidores trabalham com a simulação em bonecos. Já na parte de psicologia, temos o momento de ouvidoria”, relata Clarissa.



Além do treinamento, a equipe realiza também a coleta de dados para o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e para o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), que consiste no levantamento de dados sobre riscos de acidentes em ambientes de trabalho e examinar os riscos por meio de acompanhamento e sugestões de soluções sobre a situação clínica dos trabalhadores.

A equipe da Diast é coordenada pelo técnico em Segurança do Trabalho, Ely Silva Costa, e a equipe de treinamento é formada por psicólogo, agente comunitário de Saúde, técnico em Segurança do Trabalho, e pela secretária-adjunta da Semad que também é assistente social, que acompanha e orienta de perto os trabalhos da equipe.

Texto: Carlos Sabino
Foto: Semad

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

0 Comentários