Coordenação de Saúde Ocupacional oferece Treinamento aos servidores municipais dos distritos

Coordenação de Saúde Ocupacional oferece Treinamento aos servidores municipais dos distritos



Servidores Municipais dos distritos de Porto Velho receberam treinamento com o foco na prevenção e Combate a Incêndios, Primeiros Socorros, Organização no Ambiente de Trabalho (Treinamento 5s) e Vivências para auxiliar a lidar com as emoções, principalmente no retorno às atividades após as restrições impostas com a pandemia da covid-19.

A Divisão de Acompanhamento da Saúde e Segurança do Trabalho (Diast), da Coordenação de Saúde Ocupacional (CSO) da Secretaria Municipal de Administração (Semad), está realizando o treinamento.

“Este tipo de treinamento é uma regulamentação do Ministério do Trabalho. A equipe da Semad, com o apoio do Secretário Alexey Cunha, fica responsável por todo o direcionamento, fazemos este trabalho preventivo para acompanhar nossos servidores e garantir que eles retornem ao trabalho e atendam a população da melhor forma possível”, explicou a secretária-adjunta da Semad, Ana Cláudia Geraldes Magalhães.

De acordo com Clarissa Soares, psicóloga, aproximadamente 800 servidores dos distritos de Rio Pardo, Jaci-Paraná, Nova Mutum Paraná, Nova Califórnia, Extrema e Vista Alegre do Abunã já realizaram o treinamento. Em breve, os servidores dos distritos de Abunã, Fortaleza do Abunã e Vila da Penha também receberão o treinamento.
“É extremamente importante o treinamento dos servidores, pois nesse momento eles conhecem e aprendem a manusear os extintores e na parte dos primeiros socorros, os servidores trabalham com a simulação em bonecos. Já na parte de psicologia, temos o momento de ouvidoria”, relata Clarissa.



Além do treinamento, a equipe realiza também a coleta de dados para o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e para o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), que consiste no levantamento de dados sobre riscos de acidentes em ambientes de trabalho e examinar os riscos por meio de acompanhamento e sugestões de soluções sobre a situação clínica dos trabalhadores.

A equipe da Diast é coordenada pelo técnico em Segurança do Trabalho, Ely Silva Costa, e a equipe de treinamento é formada por psicólogo, agente comunitário de Saúde, técnico em Segurança do Trabalho, e pela secretária-adjunta da Semad que também é assistente social, que acompanha e orienta de perto os trabalhos da equipe.

Texto: Carlos Sabino
Foto: Semad

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Postagem Anterior Próxima Postagem