Cetas promove divulgação do Setembro Amarelo a estudantes da Escola Brasília, em Porto Velho

Cetas promove divulgação do Setembro Amarelo a estudantes da Escola Brasília, em Porto Velho

 

Envolvido na campanha nacional de divulgação do Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, o Centro de Educação Técnico Profissional na Área da Saúde de Rondônia (Cetas) realizou na segunda-feira (20), importante ação para divulgar a campanha e conscientizar a população, especificamente junto aos estudantes, que receberão orientações fundamentais quanto à prevenção ao suicídio.

De acordo com a professora Cristina Alcoforado, coordenadora do curso Formação Inicial Continuada de Saúde Mental (FIC) do Cetas, o evento que tem todo apoio do Governo de Rondônia desenvolve suas ações nas instalações da Escola Estadual de Ensino Médio Brasília, em Porto Velho, com 37 alunos do 3º ano, que estão sendo orientados com palestra.

Segundo Cristina Alcoforado, a proposta é levar conhecimento sobre este problema aos alunos para que eles se tornem multiplicadores deste conhecimento e das medidas de proteção e prevenção ao suicídio, que afeta e aflige a tantos brasileiros e suas famílias. A divulgação do Setembro Amarelo nas escolas é fundamental para conscientizar sobre a prevenção e incentivar os alunos a buscarem ajuda psicológica quando necessário.

NÚMEROS DE SUICÍDIO

Importa destacar que o Brasil registra por ano nada menos que 13 mil suicídios; um número considerado muito alto e que preocupa o Governo Federal e os segmentos de saúde envolvidos. Segundo a professora Cristina Alcoforado, esta é uma triste e desoladora realidade, eis que incide mais sobre os jovens. Ressalte-se que, desses dados cerca de 96,8% dos casos estão relacionados a transtornos mentais; em primeiro lugar a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias entorpecentes.

A Campanha Nacional Setembro Amarelo tem o Ministério da Saúde seu principal agente e mantenedor, mas a causa acabou tornando-se a grande bandeira da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e do Conselho Federal de Medicina (CFM), que desde 2014 organizam nacionalmente a campanha, tendo o dia 10 como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, sempre com a missão de divulgar e prevenir para reduzir tantas ocorrências no Brasil.
Postagem Anterior Próxima Postagem