Revitalização do “Ginásio do Dudu” estimula atletas da ginástica rítmica em Porto Velho

Revitalização do “Ginásio do Dudu” estimula atletas da ginástica rítmica em Porto Velho



O local agora conta com um ambiente climatizado, assentos individuais e nova pintura que garantem mais conforto às atletas da ginástica rítmica e ao público que, em breve, poderá prestigiar futuras competições.

Ao todo, são 72 alunas matriculadas no programa Talentos do Futuro e a meta é elevada. A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes) busca preparar atletas de alto rendimento para integrar a seleção brasileira de ginástica rítmica.

“O programa tem demonstrado uma efetividade imensa e com evolução no rendimento escolar e comportamental dessas meninas. Como bem lembra o prefeito Hildon Chaves, o esporte é uma poderosa ferramenta de transformação social”, explica a secretária da Semes, Ivonete Gomes.

A revitalização do novo espaço, localizado na zona Sul da capital, foi viabilizada por emenda parlamentar e completada pela Prefeitura de Porto Velho, que atua na entrega de uniformes, materiais, alimentação, acompanhamento psicossocial e, em breve, na aquisição de tapetes específicos para os treinos e apresentação.



Maria Eduarda é uma das atletas promissoras do programa e destaca a importância do apoio. “Nós, como atletas mais antigas, nos surpreendemos com o auxílio dado pela Prefeitura. A refrigeração da quadra chegou em um ótimo momento, impedindo que fiquemos extremamente cansadas. Já o tapete vai impedir um maior contato com o atrito, ou seja, são contribuições que vão refletir na nossa performance e rendimento”, explica a atleta.

A política pública voltada a essas meninas já tem reflexo. Maria Eduarda conquistou uma recente transição para representar Rondônia em competições nacionais, além de mais dez meninas classificadas para participar da seletiva regional de ginástica rítmica.

Durante a cerimônia de retomada das atividades do novo “Ginásio do Dudu”, a treinadora Francimeira Lavareda destacou como o novo espaço vem contribuir para o futuro das atletas e na repercussão positiva do Município no âmbito nacional.

“Hoje nós temos uma quadra estruturada, profissionais e materiais adequados para o desenvolvimento dessas meninas. O trabalho da Prefeitura feito aqui tem reflexo nas competições nacionais, onde elas representam a capital e o Estado como um todo”, explica a professora.

Texto: Pedro Bentes
Foto: Saul Ribeiro

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Postagem Anterior Próxima Postagem