Profissionais da Educação participam de webinário sobre “Teoria da Resposta ao Item”

Profissionais da Educação participam de webinário sobre “Teoria da Resposta ao Item”



Webinário “Teoria da Resposta ao Item (TRI) no Saeb – Diretrizes pedagógicas” alcançou 1.098 visualizações

Com o objetivo de esclarecer o principal método estatístico utilizado pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em correção de provas, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), promoveu na quarta-feira (11), o webinário “Teoria da Resposta ao Item (TRI) no Saeb – Diretrizes pedagógicas” que alcançou mais de mil visualizações, com a participação em tempo real de mais de 400 profissionais da Educação.

O coordenador do evento, professor e chefe do Núcleo de Planejamento e Avaliação Externa (Npae), Kary Falcão, ressaltou durante que o webinário faz parte da “Agenda Saeb 2021”. Ele ainda agradeceu e parabenizou os professores pelo retorno às aulas presenciais.

MÉTODO

A TRI, mais conhecida como sistema “anti-chute”, é o método utilizado para avaliar o desempenho dos alunos que participam do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste método, as questões são divididas em fáceis, médias e difíceis. Na prática, o ideal é que o aluno obtenha um desempenho melhor nas questões fáceis e médias. Desta forma, haverá coerência no resultado final, que analisa as habilidades do avaliado e as características das questões de forma simultânea.

PALESTRA



A TRI é um método que padroniza todos os testes

O palestrante e coordenador de medidas educacionais do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Wellington Silva, explicou as características da TRI e os seus parâmetros. “É um método que padroniza todos os testes. É como se fosse um único professor vendo todo o sistema. Nós conseguimos alinhar os itens e os estudantes na mesma métrica para obter um resultado confiável”, explica.

A pesquisadora, professora da Universidade de Brasília (FE/UnB) e segunda palestrante, Girlene Ribeiro de Jesus, abordou a interpretação dos parâmetros utilizados pelo Saeb e a escala de proficiência, abordando exemplos de questões de baixa e alta complexidade. “A TRI também abre a possibilidade de se comparar formas paralelas. É possível aplicar diferentes cadernos de prova e torná-los comparáveis por meio do nível de proeficiência das questões”, esclareceu Girlene.

Fonte: Secom
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