Pai professor se orgulha de conseguir adaptar rotina para dar mais atenção aos filhos durante pandemia

Pai professor se orgulha de conseguir adaptar rotina para dar mais atenção aos filhos durante pandemia



Com o filho adolescente João Vitor, de 13 anos, o professor da Mediação Tecnológica da Seduc pôde experimentar as angústias dos pais dos seus alunos

A ausência da figura do pai na educação dos filhos no Brasil vem diminuindo a cada dia. O desafio das rotinas profissionais que os levavam a terceirizar os cuidados com os filhos mudou muito com a chegada da pandemia. O trabalho em home office para muitas categorias, devido à restrição da circulação de pessoas com o distanciamento social deu oportunidade para que uma grande parcela da população se adaptasse a uma nova rotina, que inclui não só as mães, mas também os pais que tiveram que se adequar a trabalhar e cuidar dos filhos, simultaneamente. Com isso a terceirização deu espaço à dedicação.



Biólogo Silvio Santos Menezes durante a pandemia adaptou a rotina para ter mais tempo com os filhos

O músico e biólogo, professor há 13 anos da área de Mediação Tecnológica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Silvio Santos Menezes, que costuma unir os dois dons ao usar o violão para dar aulas, é um exemplo disso. Teve a rotina alterada pela pandemia e além de dar aula para mais de seis mil alunos das 325 turmas espalhadas pelos 52 municípios de Rondônia, teve mais dois alunos incluídos em sua rotina diária: o João Vitor, de 13 anos, que está no 8º ano do Ensino Fundamental e a pequena Maria Vitória, de quatro anos, que está nas séries iniciais da Educação Infantil.

Ele confessa que “antes da pandemia relaxava mais na educação dos filhos, ficando mais a cargo da esposa, que também é professora. Essa situação mudou drasticamente com o início da pandemia. Ao dividir com a esposa os horários de trabalho externo, que não parou, e em casa para ajudar a cuidar dos filhos que também passaram a ter aulas remotas, se aproximou mais dos filhos assumindo além do papel de pai, a função de professor”, conta ele.


“Antes eu ficava pouco com meus filhos, estava sempre muito cansado e por isso dedicava poucas horas a educação deles. Agora ficando mais tempo em casa isso melhorou muito, me aproximei mais deles e gostei muito”, enfatiza o professor.

Com a mudança da rotina dentro de casa, o professor pôde perceber mais as dificuldades dos filhos com a escola, passou a estar efetivamente no lugar de pai e fazer as cobranças que geralmente costuma receber de outros pais como professor. “Eu entendi mais as angústias dos pais que me procuram como professor, em relação a notas, aprendizado”, destaca o professor.



Silvio Santos se esforça para criar os melhores looks e estilos nos penteados da filha

Ele conta também que o filho mais velho sempre tirou notas boas, passou por média já no terceiro bimestre e este ano chegou a tirar nota 2,0 em ciências, tendo um pai biólogo em casa. “Conversei com João Vitor para saber o que havia acontecido e questionei a professora e com isso descobri que a nota havia sido lançada errada e a confusão foi desfeita”.

Esse é apenas um dos exemplos do que Silvio Santos enfrentou durante a pandemia com os filhos. Como pai de menina, enfrentou muitos desafios. Para ele “ter uma menina em casa é vivenciar aventuras espirituosas, explosões de sentimentos, demonstrações de ternura e muita cumplicidade”. Mas, a maior dificuldade mesmo até hoje é a hora do penteado. Com um sorriso leve e meio sem jeito no rosto, ele comenta que “é um desafio, mas garante que se esforça para conseguir criar os melhores looks e estilos, mas acaba optando mesmo pelas tiaras que são mais fáceis.



Com mais tempo em casa, o professor pode reforçar a educação da pequena Maria Vitória, de 4 anos

Por isso, quando chego a algum lugar com a Maria Vitória meus amigos já perguntam se minha esposa está de plantão. O que denuncia é o acessório corriqueiro usado para arrumar o cabelo da filha”, diz o professor.

Tirando as dificuldades e desafios para Sílvio Santos, assim como para a maioria dos pais, a paternidade sempre é um aprendizado. Todo pai presente é o primeiro professor para seus filhos. É com os pais que os filhos aprendem as primeiras lições de vida. Melhor professor não existe; é aquele que sempre será a referência na vida dos filhos não importa a idade. A função do pai é passar todos os ensinamentos, para que o filho possa seguir o melhor caminho.

Fonte: Secom
Postagem Anterior Próxima Postagem