Ipem faz perícia em produtos ofertados nas prateleiras dos supermercados para dar garantia aos consumidores de Rondônia

Ipem faz perícia em produtos ofertados nas prateleiras dos supermercados para dar garantia aos consumidores de Rondônia



Laboratório de pré-medidos do Ipem realizou a drenagem do palmito de pupunha e constatou a irregularidade

O Governo de Rondônia, por meio do Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia, realizou a semana de perícia em produtos comercializados em prateleiras de supermercados do Estado, dentre eles: o fubá e o palmito de pupunha em conserva. Na avaliação do laboratório de pré-medidos do órgão, ambos foram reprovados por não seguirem as normas do Instituto Nacional de Metrologia e Tecnologia (Inmetro).

A ação tem a finalidade de conferir se os produtos ofertados nas prateleiras dos supermercados estão seguindo as especificações contidas nas embalagens.

O palmito de pupunha em conserva foi reprovado levando em consideração as normas das Portarias 248/2008 e 157/2002 do Inmetro. “Quatro unidades estavam abaixo de 300 gramas e com isso foram reprovados pelo critério individual. Já a embalagem também apresentava irregularidade com a forma em que foram colocadas as informações, não sendo legível para o consumidor”, destacou a metrologista, Elli Maus.

Já o fubá foi reprovado no critério individual de acordo com a Portaria 248/2008 do Inmetro. “Como é um produto que não resseca provavelmente foi envasado de forma incorreta”, pontuou Elli Maus.

“São ações como essas que garantem que o consumidor possa adquirir o que realmente está sendo especificado no rótulo do produto em cada estabelecimento. E, conforme pedido do governador Marcos Rocha, estamos garantindo também a defesa do cidadão rondoniense”, destacou o presidente do Ipem em Rondônia, Aziz Rahal Neto.

As empresas foram notificadas e terão dez dias para apresentar defesas junto ao jurídico do Ipem, em virtude da constatação de irregularidade nos produtos.

O consumidor que encontrar, ou suspeitar de alguma irregularidade, pode informar à Ouvidoria do Ipem, pelo e-mail ouvidor@ipem.ro.gov.br ou pelo telefone 0800 647 7277.

Fonte: Secom
Postagem Anterior Próxima Postagem