Governo de Rondônia abre 2ª Consulta Pública do Referencial Curricular do Ensino Médio nesta terça-feira, 31



Webinar tem como alvo professores, gestores escolares, instituições ligadas à educação e a sociedade em geral

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), abre nesta terça-feira (31), às 9 horas, pelo canal da Mediação Tecnológica, a 2ª Consulta Pública do Referencial Curricular do Ensino Médio de Rondônia. O webinar tem como alvo professores, gestores escolares, instituições ligadas à educação e a sociedade em geral.

“O Referencial Curricular do Ensino Médio de Rondônia é o documento que vai orientar o trabalho educacional de acordo com as mudanças introduzidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Lei nº 13.415/17 (Lei de Reforma do Ensino Médio), as Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio e os Referenciais para elaboração de Itinerários Formativos (IF)”, explica Luciana Nobre, coordenadora da Equipe de Elaboração do Referencial Curricular do Ensino Médio em Rondônia.

Para a 2ª Consulta Pública do Referencial Curricular do Ensino Médio de Rondônia, vão ser disponibilizados os Itinerários Formativos que são o conjunto de unidades curriculares que os estudantes poderão escolher no ensino médio a fim de aprofundarem seus conhecimentos e de se prepararem para o prosseguimento de estudos ou para o mundo do trabalho. Estas unidades curriculares devem ocupar um mínimo 1.200h de toda carga horária do ensino médio.

“Nos Itinerários Formativos do Currículo do Ensino Médio de Rondônia, foram incluídas as seguintes unidades curriculares: trilhas de Aprofundamento nas quatro Áreas do Conhecimento; trilhas de Aprofundamento em Educação Profissional e Tecnológica, Projeto de Vida, Eletivas e Espanhol”, ressalta Luciana Nobre.

PARTICIPAÇÃO

A consulta estará disponível por meio de formulários on-line no período de 31 de agosto a 10 de setembro de 2021. “Por meio dela, espera-se obter contribuições que visem o aprimoramento do currículo de referência do ensino médio de Rondônia”, argumenta Luciana.

Para acessar e enviar as contribuições para a Proposta Preliminar do “Capítulo 3 – Itinerários Formativos”, basta acessar os links abaixo:
Trilha de Aprofundamento de Linguagens e suas Tecnologias: https://forms.gle/9MzpE1Vx9WMUq9ST6
Trilha de Aprofundamento de Matemática e suas Tecnologias: https://forms.gle/wFwMPCD7dgzb8Eae8
Trilha de Aprofundamento de Ciências da Natureza e suas Tecnologias: https://forms.gle/EDKw4jEU384Tm1nb8
Trilhas de Aprofundamento de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: https://forms.gle/1Z1pBK99hS6PyhYk8
Trilha de Aprofundamento de Educação Profissional e Tecnológica: https://forms.gle/RqhMK5DaqRmttvCs6
Unidade Curricular dos Itinerários Formativos – Eletivas: https://forms.gle/8oTyzVzyJvN8SYN77
Unidade Curricular dos Itinerários Formativos – Projeto de Vida: https://forms.gle/mvr7GTis6jiKmWgc8
Unidade Curricular dos Itinerários Formativos – Espanhol: https://forms.gle/ccChM6p92tz1VNZW8

Fonte: Secom

Postar um comentário

0 Comentários