Gestores, técnicos e conselheiros municipais participam de capacitação sobre plataforma do DigiSUS

Gestores, técnicos e conselheiros municipais participam de capacitação sobre plataforma do DigiSUS



Capacitação aconteceu na Escola de Governo de Rondônia, no laboratório de informática

Gestores, técnicos e conselheiros municipais do Sistema Único de Saúde (SUS) participaram, na segunda-feira (23), de um treinamento voltado para a alimentação da plataforma on-line do DigiSUS Gestor – Módulo Planejamento (DGMP), realizado pela parceria entre o Governo de Rondônia, Superintendência Estadual do Ministério da Saúde e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Rondônia (Cosems-RO).

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a capacitação foi realizada no laboratório de informática da Escola de Governo, ministrada pelo técnico do Ministério da Saúde, Dorian Smarzaro.

O Sistema DigiSUS Gestor – Módulo Planejamento (DGMP) é o sistema, de uso obrigatório, para registro de informações relativas aos instrumentos de planejamento em saúde dos estados, Distrito Federal e municípios. E ainda um dos principais sistemas de informação usados pelos gestores das secretarias de saúde.

Segundo a coordenadora do treinamento, Iza Gurgel da Silva, o “DGMP passou a ser utilizado em 2018 e comporta os planos de saúde e as programações anuais de saúde, os relatórios detalhados do quadrimestre anterior (RDQA) e o relatório anual de gestão (RAG)”, diz.



O treinamento foi voltado para gestores do SUS, técnicos e conselheiros municipais de saúde

Com o sistema, é possível acompanhar os arquivos armazenados com informações sobre os painéis de situação dos instrumentos de planejamento e pactuação interfederativa de indicadores, garantindo maior transparência aos dados que são de consulta pública.

Um dos organizadores do evento, o secretário-adjunto de saúde, Nélio de Souza, destaca que a capacitação para os profissionais é essencial. “Com a capacitação, os profissionais vão alimentar o DigiSus proporcionando celeridade e padronizando resultados. Sem contar a oportunidade ímpar de conhecer e interagir com demais colegas de profissão”, ressalta.

A servidora Márcia Ferreira ressaltou a importância da capacitação para melhorar o acompanhamento da gestão e os instrumentos de planejamento da saúde. “Muito bom ter um treinamento para nós, isso demonstra a importância do nosso trabalho”, disse.

O superintendente do MS em Rondônia, Irgo Mendonça, frisa que é preciso que todos entendam o funcionamento do sistema DigiSUS e, assim, saibam alimentá-lo de forma correta. “A capacitação, de um modo geral, permitirá aos participantes agregar muito conhecimento sobre o sistema”.

Fonte: Secom
Postagem Anterior Próxima Postagem