Drive-thru de testagem rápida para covid-19 acontece em Nova União neste sábado, 7

Drive-thru de testagem rápida para covid-19 acontece em Nova União neste sábado, 7



O drive-thru acontecerá em três etapas: coleta do material, notificação dos casos e a entrega dos resultados dos exames

Um drive-thru de testagem rápida para detectar o coronavírus, será realizado pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), neste sábado (7), a partir das 9 horas no município de Nova União, região Central do Estado. A testagem em massa vai acontecer no antigo prédio de um posto de combustível, localizado na Avenida Jorge Teixeira, S/N, no Centro da cidade. Serão realizados 500 testes.

O drive-thru faz parte da ação “Mapeia Rondônia”, que visa ampliar a capacidade de diagnóstico da doença nas regiões do Estado. O teste pode ser feito por qualquer pessoa que queira fazer o exame.

A coleta da secreção nasal é feita pelo método swab (haste flexível com ponta de algodão) e detecta a doença desde os primeiros dias de infecção. O exame permite identificar o vírus com 93,3% de sensibilidade e 99,4% de especificidade.

O drive-thru acontecerá em três etapas: coleta do material, notificação dos casos e a entrega dos resultados dos exames. Os casos negativos serão notificados e dispensados, já os positivos serão atendidos pela equipe médica que, entregará o kit de tratamento para o vírus.

O secretário da Saúde, Fernando Máximo, explica que a ação é uma forma de cessar a cadeia de transmissão do vírus. “Os drive-thrus têm sido extremamente importantes para que possamos detectar a doença e, assim, poder diagnosticar a pessoa, para que ela se isole e tome todos os cuidados necessários para conter a disseminação do vírus. Com isso, para evitar aglomerações no local, o atendimento será feito neste formato, sem a necessidade dos motoristas descerem dos veículos para se submeter ao teste”, finaliza.

Fonte: Secom
Postagem Anterior Próxima Postagem