Detran Rondônia promove blitz educativa em Porto Velho direcionada aos motociclistas



Motociclistas são orientados quanto aos equipamentos de segurança

O Governo de Rondônia por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) tem realizado ações educativas em todo o Estado. Na manhã desta terça-feira (24) servidores da Diretoria Técnica de Educação de Trânsito (Dtet) realizaram blitz educativa na Rua Presidente Dutra com Pinheiro Machado, região Central de Porto Velho. A ação educativa foi direcionada aos motociclistas que são as maiores vítimas de acidentes de trânsito.

A diretora-geral adjunta do Detran, Benedita Oliveira, ressalta a importância de se trabalhar a Educação de Trânsito, principalmente junto aos condutores de motocicletas e passageiros. “No trânsito somos todos responsáveis e a conscientização e o respeito pelo próximo deve prevalecer, pois só assim teremos um trânsito mais seguro e humanizado para todos”.

O agente de trânsito, Márcio Secundo, explicou que a ação educativa tem por objetivo abordar o motociclista e verificar os equipamentos de segurança do condutor, bem como do veículo; se as setas estão funcionando, a luz do freio e as condições de manutenção. Segundo Marcio, o condutor deve estar utilizando capacete em boas condições, afivelado e também é orientado a usar vestimentas e calçados adequados para a utilização da motocicleta.

“Se o veículo estiver atendendo o que diz a legislação e se o capacete não estiver em boas condições de uso, o Detran sugere a troca. O motociclista entrega o capacete danificado e recebe um novo dentro das normas de segurança que a legislação exige”, destacou o agente de trânsito.

ÍNDICE DE ACIDENTES

Dados da Coordenadoria de Registro de Estatística e Acidentes de Trânsito (Renaest) do Detran Rondônia mostram que em 2019 foram registrados 13.702 sinistros de trânsito, dos quais 10.932 envolvendo de motocicletas. Deste total, 9.183 eram condutores e 1.749 passageiros.

Em 2020 foram registrados 11.380 acidentes, envolvendo 8.607 motociclistas, sendo 7.346 condutores e 1.261 passageiros. Em 2020, dos 11.380 acidentes de trânsito registrados em Rondônia, 8.607 envolveram motociclistas. Ainda no mesmo ano, 245 pessoas perderam a vida em sinistros de trânsito fazendo uso de motocicleta, sendo 226 condutores e 29 passageiros, contra 210 vítimas fatais em 2019, 189 condutores e 21 passageiros.

Fonte: Secom

Postar um comentário

0 Comentários