Deputado Cirone Deiró destaca necessidade de Governo oferecer mais apoio e dignidade a pessoas com necessidade especiais em Rondônia

Deputado Cirone Deiró destaca necessidade de Governo oferecer mais apoio e dignidade a pessoas com necessidade especiais em Rondônia



Na sessão desta terça-feira (17), na Assembleia Legislativa o deputado Cirone Deiró (Podemos) iniciou sua fala agradecendo o governador de Rondônia, Marcos Rocha e o secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo que estiveram no município de Cacoal para o lançamento da 5ª etapa do Projeto Enxergar, que tem o objetivo de zerar a fila de cirurgias de catarata no Estado.

Em seguida, o parlamentar destacou que, junto com o governador Marcos Rocha, o secretário de agricultura, Evandro Padovani e o presidente da Emater, Luciano Brandão, participou, em Machadinho do Oeste, do lançamento de um programa de Governo que atenderá os produtores de leite do estado.

“E aproveito para fazer coro aqui neste plenário para que esse programa seja realmente implementado, efetivado com excelência, até porque, a cadeia produtiva do leite, é hoje, o maior contracheque de muitos municípios de Rondônia. Sendo assim pedimos que a Secretaria de Agricultura junto a Emater, possam dar uma atenção especial a esse programa e, verdadeiramente, atender o produtor de leite, garantindo a eles mais qualidade e tecnologia para ajudar na criação de seus rebanhos leiteiros”, enfatizou Deiró.

O parlamentar também chamou a atenção dos demais deputados para um fato ocorrido nesta segunda-feira (16), em Porto Velho. Cirone Deiró prestou sua solidariedade à senhora Mabel Colares, mãe de uma criança portadora do Transtorno do Espectro Autista (TEA), que não conseguiu que o filho fosse recebido pela escola filantrópica de ensino fundamental de Porto Velho, que já havia confirmado que a criança poderia retornar às aulas presenciais, mas no dia de retorno foi convidado a se retirar da escola porque não havia cuidador.

“É uma situação muito triste, uma instituição filantrópica não tenha condições de um aluno com tal deficiência. Quero aqui, solicitar ao secretário estadual de Educação, Suamy Abreu, ao secretário estadual de Saúde, Fernando Máximo, a secretária estadual de Assistência e do Desenvolvimento Social, Luana Santos, para que juntos, possamos pensar com mais carinho em relação às pessoas com deficiência do estado de Rondônia”, declarou o deputado.

O parlamentar destacou que Rondônia é um estado com vocação agrícola, com uma renda per capita razoável dentro do Brasil e que pode contribuir com programas e mais atitudes concretas para trazer soluções aos problemas do estado, neste caso, pessoas com deficiências e as dificuldades enfrentadas por elas.

“Quando nós vemos essas crianças e as pessoas com necessidades especiais, de forma geral, sem um atendimento adequado, isso comove a todos nós. Precisamos, junto ao Governo, tomar algumas atitudes para que não ocorram mais situações dessa natureza”, argumentou Deiró.

O deputado citou que no início de 2020, junto com o deputado Lazinho da Fetagro (PT), realizou uma audiência pública na Assembleia onde foi solicitado a secretário de Educação, para que fosse elaborado um Plano de Inclusão no terceiro setor, como as APAE’s, Escola Santa Marcelina, Cernic de Cacoal, entre outras, para ajudar o estado a comportar as pessoas com necessidades especiais.

“Nós temos que ter a sensibilidade de saber que precisamos atender esse público aqui em Rondônia. É inconcebível não termos condições de dar, pelo menos, dignidade a essas pessoas. Que seja criada uma política pública, que é um direito dessas pessoas, está na Constituição Federal. Já fiz várias ações de inclusão, como a Lei da Mãe Atípica, de nossa autoria, mas infelizmente não foi implementada. Indicamos a contratação do mediador pedagógico, mas como resposta recebi a explicação que não seria possível porque o Estado tinha outras demandas, porém, isso já faz um ano. Sendo assim, reinterei hoje para a secretaria para que sejam tomadas providências para a contratação de mediadores pedagógicos, cuidadores e intérpretes de libras por parte da Sesau, Seduc e Seas”, concluiu Cirone Deiró.
Postagem Anterior Próxima Postagem