Comitê de Segurança Viária debate melhoria no atendimento às vítimas de acidentes de trânsito

Comitê de Segurança Viária debate melhoria no atendimento às vítimas de acidentes de trânsito



O Comitê Municipal de Segurança Viária, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), reuniu representantes de diferentes pastas municipais e estaduais para debater melhorias no atendimento às vítimas de acidentes de trânsito. Foram apresentadas propostas de ações estratégicas, que serão somadas às atividades da Semana Nacional de Trânsito (SNT), que se iniciam no dia 17 de setembro.

Durante a reunião, o gerente do Samu, Raymison Correa da Silva, apresentou dados registrados que apontam a quantidade de atendimentos por dia e por zona.

Foi destacada a qualidade e a importância do atendimento pré-hospitalar realizado especificamente pela equipe do Samu. Correa detalhou os trabalhos desenvolvidos pelas equipes, visando aprimorar os atendimentos, com simulações de tempo e resposta, entre outros.

IMPACTO

A coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, Régia Pacheco, explica que os debates servem para definir ações que possam contribuir com a redução dos acidentes: “Melhorando o trânsito, melhoramos a qualidade de vida da população. Quando há redução de acidentes, há redução do número de pacientes nas unidades de saúde. E, para isso, precisamos reduzir a ocorrência dos acidentes de trânsito”, destacou.


Reunião debateu melhorias no atendimento às vítimas de acidentes de trânsito

Ela lembrou que o município mantém as Unidades de Pronto Antedimento (UPAs) para dar o suporte aos acidentados, e o Samu muito bem estruturado, com equipes bem capacitadas. “O Samu faz o primeiro atendimento e encaminha o acidentado para a UPA. Depois, dependendo do caso, encaminha ao hospital de grande porte. Com os dados apresentados pelo Samu, podemos estabelecer medidas que possam impactar diretamente estes indicadores e conscientizar a população”, informou a coordenadora.

Participaram da reunião representantes da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), do Departamento de Média e Alta Complexidade (Dmac) da Semusa, do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), representante do Samu, da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), além da secretária da Semusa, Eliana Pasini, e a secretária adjunta, Marilene Penati.

SEMANA

O comitê estará presente na programação da Semana Nacional do Trânsito, que é organizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e ocorrerá de 18 a 25 de setembro.

Estão programadas blitz educativas, pit stop de sensibilização quanto aos cuidados no trânsito, ações nas escolas e simulações de acidentes.

Texto: Jaqueline Malta
Foto: Leandro Morais e Semusa

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Postagem Anterior Próxima Postagem