Detran Rondônia intensifica ação educativa no trânsito de Porto velho em alusão ao Movimento Maio Amarelo

Detran Rondônia intensifica ação educativa no trânsito de Porto velho em alusão ao Movimento Maio Amarelo



O Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), tem intensificado ações educativas de trânsito em todo o Estado. Na manhã desta quinta-feira (13) a ação educativa aconteceu na avenida Calama com a rua Belém, no bairro Embratel, em Porto Velho, e contou com a participação dos bonecos Vidinha e Ligadinhos que orientam os motoristas e usuários da via, de forma geral, com mensagem visual, tendo em vista o isolamento social por causa da covid-19.

O diretor-geral do Detran Rondônia, coronel Neil Aldrin Faria Gonzaga, esteve no local acompanhando a ação educativa da Diretoria Técnica de Educação de Trânsito (Dtet) em parceria com a Diretoria Técnica de Fiscalização e Ação de Trânsito (Dtfat), afirmando que a mensagem visual repassada aos usuários da via pelos educadores e pelos bonecos remete ao tema do Movimento Maio Amarelo 2021 que é “Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito”.

“Estamos seguindo as determinações do governador Marcos Rocha, que é fazer educação de trânsito, pensando sempre na preservação da vida dos nossos usuários. A educação é o caminho para que tenhamos um trânsito com mais respeito e responsabilidade”, afirmou Neil Gonzaga.

A diretora Técnica de Educação de Trânsito, Claudia Roberta Stochi, disse que durante todo o mês o Detran Rondônia estará realizando diversas ações voltadas ao Movimento Maio Amarelo, como pit stop em vários pontos na capital e nas cidades do interior, além de palestras direcionadas para mototaxistas, motoristas de veículos hospitalares e usuários em geral. O coronel Neil Gonzaga, disse que na 8ª edição do Movimento Maio Amarelo as ações estão sendo realizadas, sempre respeitando o que diz o protocolo no sentido da não proliferação do coronavírus.

Dados do Anuário Estatístico do Governo de Rondônia, emitidos pelo Detran Rondônia, mostram que houve redução de 23,27% no número de acidentes no Estado em 2020 em comparação a 2019. Mas, o índice de mortes no trânsito no mesmo período teve um aumento de 7,2%. O Movimento é uma campanha que cada cidadão deve levar ao seu círculo social, de modo que cada um se torne multiplicador da conscientização e da necessidade de respeitar os limites no trânsito.



Diretor-geral em visita à Coordenadoria de Trânsito de Porto Velho (Cometran)

O diretor-geral, coronel Neil Gonzaga, visitou a Coordenadoria de Trânsito de Porto Velho (Cometran), unidade que foi decorada com o tema do Movimento Maio Amarelo levando a mensagem da campanha a todos os usuários que passam pela unidade em busca de atendimento. Segundo o coordenador da Cometran, Edvar José Modesto, a decoração tem a finalidade de levar a população a refletir e fazer a sua parte no trânsito, sendo educado e cortês, além da obrigação e a responsabilidade de zelar pela vida de todos.

Durante as ações do Movimento Maio Amarelo os educadores também levam informações e tiram dúvidas dos usuários sobre a Lei http://Lei nº 14.071 de 13 de outubro de 2020 que alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O movimento Maio Amarelo é uma ideia do Observatório Nacional de Segurança Viária e vem sendo difundido em 27 países, com o apoio de 1.425 pessoas diretamente engajadas em sua coordenação e a participação ativa de 423 municípios brasileiros. Em Rondônia, as ações do Movimento estão sendo realizadas em todos os municípios.
Postagem Anterior Próxima Postagem