Em dois meses, Governo de Rondônia realiza mais de 1,3 mil ultrassonografias em mutirões no Hospital de Base

Em dois meses, Governo de Rondônia realiza mais de 1,3 mil ultrassonografias em mutirões no Hospital de Base



Pacientes são atendidos com horário agendado pela regulação de exames

Especializado em exames de diagnóstico, o Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, atendeu mais de 1,3 mil pacientes para realização de ultrassonografias de abdômen, das vias urinárias, transvaginal e de articulações. Os exames foram realizados durante os mutirões do Governo de Rondônia na unidade de saúde nos meses de julho e agosto. O serviço tinha sido suspenso no período mais intenso da pandemia.

Ana Claudia, enfermeira e coordenadora do Núcleo de Diagnóstico do HBAP, explicou que vários setores e profissionais foram envolvidos no mutirão, desde a regulação que entra em contato com cada paciente.

A enfermeira contou que mesmo com todos esses esforços, cerca de 300 pessoas faltaram e ocuparam vagas de outros pacientes. “Nós pedimos para os usuários que os cadastros fossem atualizados, ligamos e pedimos confirmação, mesmo diante disso, muitos não compareceram”, afirmou Claúdia.

Os exames realizados no Hospital de Base atenderam pacientes internados e também os externos encaminhados pelas unidades básicas de saúde e Policlínica Oswaldo Cruz (POC). A demanda recebida é alta e conta com profissionais especializados em várias áreas da saúde, assim como equipamentos hospitalares modernos.

Raquel Gil, diretora geral do HBAP, destacou que a ação “atendeu a solicitação do governo do estado e secretário de saúde. O mutirão que, inicialmente aconteceria apenas no mês de julho, foi prorrogado para o mês de agosto para que os pacientes que aguardavam fossem atendidos com maior agilidade”.

Fonte: Secom
Postagem Anterior Próxima Postagem